Mercedes-Benz destaca caminhões e serviços para o agro na Bahia Farm Show 2025
7 de julho de 2025
- Em parceria com o concessionário Mavel, estande da marca apresenta as soluções oferecidas para as atividades do campo
- Actros Evolution mix-road é indicado para transporte de grãos, atuando em estradas e vias não pavimentadas na mesma operação
- Arocs off-road entrega força, robustez e tecnologia no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina
- Atego e Accelo são ideais para diversas atividades de apoio nas áreas rurais, como transporte de combustível, lubrificantes, bombeiro, água, sementes, insumos e muito mais
- Portfólio de peças e serviços Mercedes-Benz oferece soluções para pequenos, médios e grandes produtores rurais
Dando sequência à participação em grandes feiras do agronegócio no País, a Mercedes-Benz, juntamente com o seu concessionário Mavel, leva as soluções da marca para a 19ª edição da Bahia Farm Show, maior evento do agronegócio das regiões Norte e Nordeste. Organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o evento será realizado entre os dias 9 e 14 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Rodovia BA 020/242, km 535, no extremo oeste do estado.
Com expectativa para mais de 110 mil visitantes, a Bahia Farm Show 2025 apresentará uma extensa programação de palestras e debates. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a feira reunirá especialistas, produtores e empresas para discutir inovações tecnológicas e práticas sustentáveis no setor agrícola.
No portfólio da Mercedes-Benz, a linha Actros Evolution é indicada para o transporte de grãos por seus caminhões extrapesados mix-road, que, numa mesma operação, atuam tanto em estradas, quanto em vias não pavimentadas dentro das áreas agrícolas. Já os extrapesados Arocs off-road entregam força, robustez e tecnologia no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina, assim como no transporte de madeira.
Os caminhões das famílias Accelo e Atego, com vários modelos dos segmentos de leves, médios e semipesados, são indicados para diversas atividades de apoio nas áreas rurais, como no transporte de combustível, lubrificantes, bombeiro, água, sementes, insumos e muito mais.
Completando as soluções oferecidas pela marca, o portfólio de peças e serviços Mercedes-Benz oferece várias soluções para pequenos, médios e grandes produtores rurais
Mercedes-Benz tem forte ligação com o agro
“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos uma solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros Evolution e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.
Actros Evolution com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca
Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível.
Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado. Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível, até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5.
Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a suspensão metálica para os modelos 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes. “A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas, como as do agronegócio. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele”, ressalta Jefferson Ferrarez.
O Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais resistência nas vias não pavimentadas das áreas de plantio ou que demandem muita robustez. Dessa forma, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos, por exemplo.
Por sua vez, o extrapesado Actros 2553 6x2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.
Arocs 3353 S 6x4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC
“O Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina e no transporte de madeira”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.
O Arocs 3353 S 6x4 é equipado com motor o OM 471 LA de 530 cv. Este cavalo mecânico atende à Lei que autoriza a circulação de composições de 11 eixos e 91 toneladas de CMT para o segmento canavieiro, como os rodotrens. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Além disso, a Mercedes-Benz ampliou a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido com cabina leito.
Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores
As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agronegócio são amplas, não se limitando apenas a produtos, como também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.
O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos comerciais. São mais de 170 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional, incluindo concessionários e operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.
“Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas”, diz Jefferson Ferrarez. “Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida”.
Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção, quatro linhas de peças – Genuínas, Remanufaturadas Renov, Alliance e AGL – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.
Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio de financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz e sua unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Oferecem ainda atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.
Sobre a Bahia Farm
Sob o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a Bahia Farm Show 2025 abordará temas como agricultura de baixo carbono, ESG e o uso de produtos biológicos na agricultura. Palestras sobre a transição energética no agronegócio e investimentos em energias renováveis também estão programadas, ressaltando a importância da sustentabilidade no campo.
A infraestrutura logística e portuária também será tema de debate, com foco no escoamento eficiente de commodities agrícolas.

Em parceria com a Daimler Latina, volume de venda foi acumulado em cerca de dois anos, desde o lançamento do Novo O 500 RS e RSD Chile e Peru são os maiores compradores, principalmente no Peru onde este modelo foi testado sob condições extremas de altitude e temperatura nos Andes Motor OM 460 LA acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon é destaque pela robustez e economia Chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz Novo O 500 são referência de mercado em tecnologias de segurança Clique aqui e veja o O500 El Más Potente em desenvolvimento A Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, celebram a conquista de um marco expressivo de venda da linha de ônibus rodoviário Novo O 500. A Empresa alcançou o volume acumulado de 1.000 unidades exportadas dos modelo O 500 RS 4x2 de 450 cavalos e do O500 RSD 6x4 de 480 cavalos, “el más potente”, para a América Latina em cerca de dois anos. “Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial desse Novo O 500 RS e RSD teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquela região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina. “Com o êxito do produto, alcançamos 1.000 unidades exportadas em 2025 e expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, os maiores compradores do Novo O 500 RS e RSD, e da Guatemala, já comercializamos esses chassis de ônibus para Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, afirma Jens Burger. Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” chegou ao mercado latino-americano nas versões RS 1945 4x2 de 450 cavalos e 2448 6x2 de 480 cavalos. Ambos passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, além de outros mercados da América Latina. Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, e em severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, ele supera os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes como temperaturas abaixo de zero e altitudes acima de 5.000 metros. Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações “Esse veículo de grande sucesso é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina, especialmente de regiões Andinas”, diz Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”. Segundo Mauricio Yamamoto, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”. Mais potentes, mais robustos e mais completos Além dos consagrados modelos Euro 5, disponibilizamos também o Novo O 500 RS 1936 4x2 de 360 cavalos e o Novo O 500 RSD 2445 6x2 de 450 cavalos, ambos com tecnologia Euro 3 para atender os países com este estândar de emissão. Com isso, completamos a família do Novo O500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. “Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características estão o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”. Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes “Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, afirma Augusto França. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”. Transmissão automatizada ZF Traxon 12 marchas Além do motor OM 460, o trem de força desses ônibus rodoviários Novo O 500 contam com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder. Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção. Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas). Referência em tecnologias de segurança avançada A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novos O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado. O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é um grande diferencial dessa tecnologia. Em uma situação emergencial, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador. Esse sistema de segurança contribui para a redução de sinistros e aumento da disponibilidade e segurança do veículo, passageiro e condutor, comenta Harley Barbieri, Gerente de Produto e Pós-Vendas de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista. Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador. Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus rodoviários Novo O 500: LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa. Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo. ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo. TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Piloto automático de velocidade. ESS – sinalização de parada de emergência. Sistema de auxílio em rampa. Top-Brake – sistema auxiliar de freio. Sistema anti-tombamento. EBS – sistema eletrônico de freios. ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente. ESP – controle eletrônico de estabilidade. Freio a disco ou tambor.

Furgão Vidrado 417 é adaptado com suspensão elevada e design robusto para terrenos desafiadores Veículo oferece flexibilidade, maior espaço interno e eficiência para o transporte de passageiros 25 unidades foram vendidas à Sertran Transportes para fretamento agrícola A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança a Sprinter com pacote Robustez, uma versão adaptada do modelo furgão vidrado extralongo, desenvolvida especialmente para atender às necessidades do agronegócio e de setores que operam em terrenos desafiadores, como mineração e atividades rurais. A nova versão do veículo traz soluções personalizadas e oferece um desempenho superior em ambientes exigentes, com alta capacidade de carga e resistência. “A Sprinter pacote Robustez é destaque pela combinação entre resistência e versatilidade, sendo ideal para empresas que precisam de um transporte eficiente em condições de difícil acesso. Com a capacidade de se adaptar a diferentes tipos de operação, a Sprinter é a escolha perfeita com o portfólio mais completo do segmento. E contando com a implementação de empresas parceiras, podemos oferecer soluções personalizadas para cada negócio.”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. A Sertran Transportes adquiriu 25 unidades da Sprinter com o pacote Robustez para atender às exigências do fretamento agrícola que é uma das áreas de atuação da empresa. Com foco em durabilidade, desempenho e conforto em terrenos desafiadores, o modelo se destaca como uma solução eficiente para o transporte de trabalhadores no campo. A primeira unidade já está em operação, contribuindo para a agilidade e segurança nas operações da empresa, e as demais serão entregues até o próximo mês, fortalecendo a renovação e a padronização da frota com veículos robustos e de alta qualidade. Estrutura reforçada e maior conforto Com base na versão 417 do furgão vidrado extralongo, a Sprinter Robustez conta com ar-condicionado traseiro de fábrica e uma entrada pela porta dianteira, com a eliminação da porta lateral corrediça. Essa modificação garante maior robustez estrutural e reduz a incidência de sujeira e poeira no interior, proporcionando um ambiente mais limpo e confortável durante as operações no campo ou em áreas remotas. A suspensão traseira elevada foi projetada para garantir a capacidade de superar obstáculos em terrenos acidentados e superfícies naturais, com a garantia de maior estabilidade e segurança ao transitar por áreas de difícil navegação, como plantações e terrenos irregulares. A Sprinter Robustez oferece também um amplo espaço interno, permitindo configurações versáteis e com a opção de um corredor central. Dessa forma, o modelo é capaz de atender a diferentes necessidades do transporte de passageiros. Personalização para operações desafiadoras A primeira unidade Sprinter Robustez passou por um processo de customização por implementadores especializados do mercado, garantindo que o veículo esteja pronto para enfrentar as condições mais exigentes. Nesta solução são oferecidos três níveis de personalização: Nível 1: proteções inferiores, que previnem danos causados por pedras, galhos e água, sendo ideal para operar em ambientes de alto impacto, como plantações e mineradoras. Nível 2: instalação de snorkel e pneus Grabber X3 da General Tire, uma marca da Continental, proporcionando ao veículo a capacidade de enfrentar estradas não convencionais com total segurança. Nível 3: para-choques de aço que oferecem maior resistência, segurança e robustez para suportar os desafios do trabalho em terrenos exigentes. A Sprinter Robustez pode ser encomendada em todos os concessionários da marca no país a partir do preço público sugerido de R$ 365.800,00 (sem implementação).